como podemos ajudar as pessoas no RS através do nosso trabalho
miolo
A tragédia do Rio Grande do Sul com as chuvas e temporais que iniciaram no dia 27 de abril e o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, está por todo canto.
O esforço maior que vemos nas redes acontece no trabalho de formiguinha das pessoas que vemos lotar nossa timeline: gente como a gente erguendo mangas, pegando botes para resgatar animais, recebendo gente em casa, arrecadando dinheiro para fazer doações necessárias e muito mais.
Mesmo que você tenha doado, compartilhado, voluntariado, é praticamente impossível que o sentimento de impotência, medo, angústia e despreparo não se instale.
Afinal, parece que nosso pouco é insignificante no meio de tanta tragédia e desgraça: vidas perdidas, cidades inteiras desabrigadas e evacuadas. A água levando absolutamente tudo em seu caminho. Para se informar mais da situação no RS, aqui você consegue ver uma cronologia do desastre.
Como creators, somos também influenciadoras que contribuem para formar opiniões e agregar informações. Assim, tudo que postamos, compartilhamos, falamos e fazemos constrói a nossa imagem para as outras pessoas. E, mais do que isso, constrói a confiança com nossos seguidores e comunidade.
Por isso, destaquei três ações práticas para você adotar nesses momentos:
Busque por fontes confiáveis
Às vezes é fácil só repostar um stories, mas informações que são apenas replicadas e replicadas e replicadas precisam também ser confirmadas.
Confira não apenas o perfil que está fazendo a ação, aquela é uma pessoa/marca/empresa que você confia?
E, se possível, sempre verifique as fontes: estão dizendo que tal ação é de tal entidade, tal pessoa, confirme se a informação é realmente válida. Em tempos de internet, com poucos cliques, muito se descobre.
Na dúvida, pergunte, questione, verifique.
Influência do bem
Pode parecer pouco, mas dar o exemplo é sempre importante e faz a diferença sim! Seja mostrando que você está ajudando de alguma forma, seja compartilhando informações relevantes e importantes.
Por isso, é importante lembrar que não importa se suas postagens vão alcançar 10, 100, 1000 pessoas: a ajuda de cada uma delas é relevante e necessária.
O seu exemplo, não apenas sobre o que você apoia ou doa, mas também sobre sua responsabilidade com o que compartilha, são também formas de fazer bom uso da influência que você possui hoje.
Se possível, proponha ações dentro da sua realidade e possibilidade, motivando as pessoas a doarem, ajudarem e compartilharem informações verdadeiras e confiáveis.
Respeite seus limites
Toda visibilidade ainda é pouca visibilidade para o tamanho da tragédia do RS, porém, entenda e respeite seus limites.
Está tudo bem se você precisa de outras válvulas de escape nesse momento, que pode ser falar de livros, de filmes ou de qualquer outa coisa.
Entenda que sim, a internet vai julgar mesmo nessas horas, dizendo se tal ação é boa ou não, se tal doação foi ou não suficiente e por aí vai.
Por isso, siga seu ritmo, possibilidade e busque por válvulas de escape também. Manter nossa mente e corpo bem nessa hora (dentro do possível, claro) nos permite oferecer melhor ajuda para quem precisa.
Se você está nas regiões afetadas, saiba que estamos mais do que na torcida ou mandando boas vibrações. O Brasil inteiro está com o coração voltado para você e o RS e essa reconstrução será a muitas mãos, não apenas a sua. Se informe e busque sempre sua segurança primeiro.
Ações e Informações Vitais para ajudarmos o RS
Um site que traz inúmeras informações sobre resgate, áreas de risco, acesso a rodovias, água potável, voluntários, abrigos, doações e tantos outros dados essenciais é o bento.me/ajudars.
A seguir, destaquei algumas ações e informações relevantes no momento:
Para entender o que pode e deve ser doado neste momento:
Rede de suporte para creators afetados pelo desastre:
Ajuda para a Livraria Taverna:
Algumas ações criadas para apoio ao RS:
Se você, GLitter, está realizando alguma ação, por favor, responda este e-mail com link do seu perfil ou postagem que a GLit vai compartilhar as informações.
rodapé
Obrigada por ler até o fim e não se esqueça de compartilhar sempre o que é importante: toda ajuda ainda é necessária!
A gente se lê na próxima semana, GLitter ✨-✨