Capítulo 62: bem-vinda ao Outono Criativo 🍂✨
o primeiro desafio da GLit: rituais para um Outono Criativo
“And all at once summer colapsed into fall.”
Oscar Wilde
miolo
Na cultura de diversos povos e de várias partes do mundo, o outono representa transformação, mudança, renascimento e colheita.
Mais do que uma época dourada com uma paleta de cores acolhedora, o outono é um convite para colhermos os frutos das nossas ações, para receber as mudanças, realizar transformações e acolher novos começos.
Recomeçar, mudar, transformar, até mesmo refletir sobre o que estamos colhendo, nos leva para a outra característica marcante do outono: o desapego.
Para aceitar uma mudança ou transformação e para um recomeço, inevitavelmente precisamos deixar algumas coisas ir. Desapegar de processos, ideias e até mesmo de coisas que gostamos e nos acostumamos ao longo do tempo pode ser uma etapa necessária em nossa jornada.
E o outono é um convite para tudo isso.
Nos últimos capítulos, falei várias vezes sobre recomeços na nossa criação de conteúdo, sobre como nossos processos se alteram ao longo do tempo, como precisamos deixar algumas coisas para trás conforme nós mesmas, o mundo, muda.
Parece até que eu estava fazendo algum tipo de antecipação para o agora, mas posso dizer que, se há alguma conexão entre tudo isso, ela foi muito mais intuitiva do que planejada.
Não existem coincidências, não é o que dizem?
Independente dessa conexão, a proposta do outono em desapegar, abrir espaço para o novo, receber mudanças e transformações e, claro, colher o que viemos semeando nos últimos tempos, tem muito a ver com a nossa criação de conteúdo.
Mais do que isso, tem muito a ver com encontrar um caminho mais criativo para a gente criar com mais leveza.
Sempre que falo de criatividade assim, como um caminho, é porque acredito que ela é uma chave para resolver muitos dos nossos problemas em relação à criação de conteúdo.
Ela é a chave para entender nossa rotina, para criar caminhos alternativos, para inovar, para trazer ideias para o mundo real e mais um monte de conexões e possibilidades.
Como boa ferramenta que é, ela pode ser treinada, praticada, aguçada e alimentada. Criatividade é como praticar um esporte, quanto mais você faz, mais seu corpo se fortalece e aprende.
Por isso que, quanto mais você pratica a criatividade, mais seu cérebro e imaginação entram em sintonia e aprendem a ver possibilidades em todas as áreas da sua vida. Fica mais fácil ser criativa quando você treina ser criativa!
Outono Criativo: o primeiro desafio da GLit 🍂✨
Inspirada pela magia outonal, criei o Outono Criativo: uma série de rituais que transformam os significados do outono em atividades aconchegantes para estimular sua criatividade.
Como vai funcionar o Outono Criativo?
Teremos um ritual por capítulo da Glit, durante 6 semanas, começando agora, hoje mesmo, neste capítulo que veio ao ar especialmente numa quinta-feira, para saudar o outono.
Para participar, basta que você faça o ritual, registre uma etapa, pode ser em foto ou vídeo, como for mais confortável para você, e compartilhe no seu stories marcando o @retipatia e com a #outonocriativo.
Não tem uma data limite para você fazer, fique à vontade, só se lembre que no próximo capítulo, trarei um novo ritual e, se você deseja seguir, não deixar acumular vai te ajudar a não desistir no meio do caminho.
#1 Outono Criativo: ritual para deixar ir
É provável que esse nome te faça pensar em coisas como organizar o armário e tirar roupas que não usa, fazer um desapego de livros ou até quem sabe arrumar aquele espaço da sua casa que é o cantinho oficial da bagunça.
Mas o nosso ritual não é sobre seu - possível - acúmulo de roupas, livros ou bagunça.
O nosso objetivo é reavaliar a nossa criação de conteúdo de forma intencional, reservando um tempo específico para se dedicar a essa tarefa.
É hora de desapegar e dizer adeus: isso serve não apenas para deixar de lado o que não faz mais sentido para você, que você faz “porque tem que fazer” ou “porque todo mundo faz”, assim como de ideias e conceitos que te limitam como a comparação e autossabotagem.
Por exemplo: minha comparação constante com o @ tal; minha meta x que é irreal e insustentável; esse tipo de conteúdo que só faço no automático, não porque eu gosto; meu hábito de validar meu conteúdo pelo número de parcerias ou publis que consigo; meu hábito de me preocupar demais com as métricas de vaidade; comentários agressivos e desnecessários que já recebi; etc.
É hora de abrir espaço para novas oportunidades e ideias, pronta?
O que você vai precisar para o ritual:
um bloquinho de anotações, caderno ou folha para escrever à vontade;
lápis ou lapiseira;
uma vela, incenso ou outro item de aroma para tornar seu ambiente mais envolvente;
uma bebida que seja aconchegante para você: chá, café, vinho, etc.;
música ambiente que te relaxe (é opcional | se você quiser sugestão: tenta essa playlist aqui);
um pote ou vasilha que seja resistente ao calor;
fósforo.
O ritual para deixar ir:
Tempo estimado: 08 a 12 minutinhos
Em um lugar calmo, tire pelo menos os cinco primeiros minutos para se dedicar a escrever tudo que não faz mais sentido para você, tudo que te põe para baixo ou que desestimula e deixa insegura na criação de conteúdo.
Quando terminar de escrever, tome um gole da sua bebida, sinta o aroma no ar. Respire fundo.
É hora de reler todas as palavras que doem, tudo aquilo que não serve mais, que não faz mais sentido para quem você é hoje.
Diga em voz alta ou mentalize fortemente:
Eu não preciso de nada disso me segurando, padronizando e sabotando, meu trabalho é único e incrível, eu mereço abrir espaço para o novo!
Quando terminar, rasgue o papel, lembrando que você está desapegando de todas essas coisas.
Coloque os pedaços do papel na cumbuca e ateie fogo (com cuidado para não se ferir e a salvo e objetos e locais que possam inflamar, ok).
Enquanto queima, aprecie sua bebida, o aroma que te conforta e o seu ambiente. Deixe que as palavras sejam consumidas representando o que acaba e o que você deixou ir. Busque pensar em novidades que deseja, em leveza, em deixar ir, em abrir espaço para o desconhecido.
Termine sua bebida, apague a vela e descarte as cinzas.
Você acaba de dar seu primeiro passo para as mudanças e transformações que o outono proporciona, Glitter! Agora você tem espaço livre para refletir: o que eu quero de novo no meu trabalho?
Se quiser compartilhar como foi seu ritual e se esse processo fez sentido para você, Glitter, é sempre um prazer te ler: você pode responder a esse e-mail, deixar um comentário ou falar comigo pelo Instagram.
precisa de ajuda para os seus processos, criadora?
feito de criadora para criadora
O Planner Criadora & Criativa foi feito para tornar sua jornada de conteúdo mais leve, criativa e constante.
Mais do que organizar pautas e ideias de conteúdo, é um espaço para você transformar sonhos em objetivos e criar seus próprios caminhos para alcançá-los.
rodapé
Desejo um outono criativo, mágico e aconchegante para você, GLitter! ✨🍂🤎
A gente se lê no próximo capítulo, às 17h, com uma boa xícara de chá de companhia.