Gentileza Literária

Share this post

Capítulo XVIII: drops de GLitter

gentilezaliteraria.substack.com

Capítulo XVIII: drops de GLitter

você não leu errado, são drops de glitter sim!

Retipatia
Jan 18
3
4
Share this post

Capítulo XVIII: drops de GLitter

gentilezaliteraria.substack.com

miolo

novidade: drops de GLitter

a primeira coisa que você precisa ter em mente é que essa newsletter é uma metamorfose ambulante, tal qual a pessoa que a escreve.

por isso, percebi que existem algumas coisinhas que eu gostaria de compartilhar com você que nem sempre se adequavam muito no formato atual da GLit (ou seja, não dá pra transformar em textão 😅).

por isso, a partir desse capítulo teremos intercaladas aos textões os Drops de GLitter (e se alguém me mandar parar de usar a palavra glitter em referência à sigla GLit, da newsletter, saiba que usarei ainda mais).

(esse é simplesmente meu gif de glitter favorito)

drops de GLitter

. deixei o Spotify guiar as músicas do ‘bom dia, 2023’ que aparece toda manhã no @retipatia e tem sido uma experiência bem legal. se você quiser ouvir enquanto você lê a news, clica aqui!

. como eu amo falar de parcerias vou deixar aqui os lembretes das editoras que estão com inscrições abertas:

Editora Alfabeto (até 31/01)

Editora Arqueiro (até 31/01)

Editora Intrínseca (até hoje, 18/01)

Faro Editorial (até 31/01)

. alguns dos livros que eu mais estava curiosa para que fossem lançados é o trio Mulheres do Suspense com as autoras Montgomery, Nesbit e Braddon, da Editora Wish (tem cupom RETIPATIA5: você apoia a GLit e de quebra ganha 5% off nas comprinhas).

. para quem curte estudar temas diversos, a PUCRS online reabriu o curso gratuito Profissional Adaptável: inteligência emocional, finanças pessoais e liderança. assisti esse curso ano passado e todas as aulas/entrevistas são excelentes, mas preciso dizer que as aulas do Leandro Karnal sobre inteligência emocional são fora de série. é algo que vale para nossa vida profissional, mas também pessoal.

. se você ainda quer ouvir ideias sobre organização e planejamento, vale a pena conferir a live da Meg & Meg: Organizando o Seu Ano.

. creators que curtem fazer vídeos e se atentam às trends, a plataforma dá uma ajudinha nesse processo de saber quais elas são no blog do Instagram.

. se você fica boiando nos memes e nos rolês sobre os tais 16 tipos de personalidades com INFP, ENTP,ISFP… recomendo ler sobre nesse post e fazer seu teste aqui (em inglês).

. um site que calcula o tempo de leitura de cada livro (claro que pode variar de pessoa para pessoa e densidade da leitura, mas achei a ideia muito boa | em inglês).

. o furor de A Mandíbula de Caim (o livro que você precisa desmontar e remontar para descobrir quem é o assassino) chegou no Coletivo (meu clube de leitura) e vamos ler e torrar os neurônios tentando desvendar esse mistério em fevereiro (conheça o clube aqui).

. minha primeira leitura e resenha do ano foi inspiradora, do tipo que arranca o coração da gente fora e pisoteia (como eu gosto), mas que não se encerra na última página.

. na minha “nova” conta do Insta sigo diversas artistas que me inspiram de jeitos distintos. ilustrações têm em si uma magia que me faz amar navegar pelos perfis, observar cores, nuances, estilos e ver um pouco o mundo por outros olhos e formas. recomendo navegar um pouquinho por esse perfil acompanhada de uma xícara de chá.

. sempre que ouço debates sobre o enobrecimento que a leitura pode trazer e a visão crítica que podemos ter a partir dela, tenho sérios problemas com posicionamentos simplistas que engrandecem certos tipos literários em prol de outros (em consequência, certos tipos de leitores) e colocam o debate sob um único prisma: o de literatura como desenvolvedora do pensamento e excluindo seu papel de entretenimento. o risco de “separar o joio do trigo” é perigoso, porque você desconsidera variáveis importantes como a realidade das pessoas e do país. é fácil tender ao elitismo literário nesse caso. é claro que, por exemplo, do meu papel como incentivadora da leitura posso instigar o pensamento crítico nas leituras e na escolha como leitor, mas resumir e excluir “certos tipos de livros e certos tipos de leitores” simplesmente não me desce. é elitista e, por vezes, preconceituoso. reflita sobre a reflexão dos outros (inclusive sobre a minha).

“Na verdade, o único conselho sobre leitura que alguém pode dar a outra pessoa é não aceitar conselhos, seguir seus instintos, usar sua razão, chegar a suas próprias conclusões.” Virginia Woolf

rodapé

me conta o que você achou dessa versão da GLit, adoro saber os pitacos e sentimentos de vocês.

a gente se lê na próxima quarta, GLitter.

4
Share this post

Capítulo XVIII: drops de GLitter

gentilezaliteraria.substack.com
4 Comments
Ketlen Aires
Writes Li&Acolhi
Jan 20Liked by Retipatia

Amei essa versão da Glit. Adorei ir clicando em todos os links.

Estou ouvindo sua playlist e adorando, conhecendo várias músicas boas.

Menina, estava com saudades de ler sua news, andava muito sem tempo, agora mesmo estou lendo na livraria pq hoje a tarde não tem uma alma viva por aqui. (Ninguém merece calor, todo mundo foge do centro).

Fiquei curiosa sobre qual a sua personalidade, a minha é defensor.

Sobre leitura engrandecimento vs entretenimento. Eu particularmente sou defensora de que toda leitura te engrandece de alguma forma, mesmo quando a pessoa vai lá e lê um hot no fim da noite de alguma forma ela tá se conectando com uma parte dela e aquela leitura tá fazendo algum bem a ela, mesmo que seja algo que parece tão simples ou que é tabu na sociedade como se dar auto prazer. Apesar de pessoalmente não gostar de hot escrachado ou de autoajuda sei que aquilo de alguma forma traz beneficio a alguém, alguém precisa, alguém vai aprender com aquilo, alguém vai passar o tempo, se divertir, chorar com aquilo.

Leitura por si só engrandece, mesmo que seja uma só palavrinha. Já pensou o que seriam de muitas vidas se não lessem as placas de pare pelo caminho?

Expand full comment
Reply
1 reply by Retipatia
Evelyn Marques
Writes Evelyn Marques
Jan 20Liked by Retipatia

Gosto de falar sobre literatura mas pra que se limitar a isso, né?! Adorei!

Expand full comment
Reply
1 reply by Retipatia
2 more comments…
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Retipatia
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing