Gentileza Literária

Share this post

Capítulo XXII: fazer sorteio é o mesmo que comprar de seguidores?

gentilezaliteraria.substack.com

Capítulo XXII: fazer sorteio é o mesmo que comprar de seguidores?

perguntei e saí correndo...

Retipatia
Feb 15
3
1
Share this post

Capítulo XXII: fazer sorteio é o mesmo que comprar de seguidores?

gentilezaliteraria.substack.com

miolo

detalhes desconfortáveis sobre sorteios nas redes sociais

ao invés de falar sobre a legalidade de sorteios nas redes sociais, como qualquer texto que apareça aqui na GLit, o intuito não é te fazer concordar ou discordar, mas sim estimular o debate sobre o tema.

durante muitos anos eu fiz sorteios no Instagram, Facebook e blog. todos sempre voltados para o aspecto central das redes (ainda que o blog não seja uma rede social): números.

então, estou falando do lugar de alguém que já adotou a estratégia de crescimento rápido dos sorteios, mas que, ao longo do tempo, chegou a conclusões diferentes das que tinha antes.

quando alguém fala em compra de seguidores, a gente já imagina um boot que é pago para fazer com que contas fantasmas te sigam.

o mesmo acontece com as tais fazendas de cliques, que é uma forma de comprar engajamento e seguidores nas redes sociais.

além de ferir as regras das plataformas, essas são formas de mascarar os números. e vale até para aqueles grupos de criadores feitos para “troca de engajamento”. se são obrigatórias e envolvem “recompensas”, sim, violam as regras.

então, onde é que o sorteio entra nesse rolê?

por um lado, o sorteio é uma forma de agradar a quem já te segue (com muitas ressalvas sobre esse aspecto) e, de quebra, atrair novos seguidores para o seu perfil (com muitas ressalvas também).

por outro, muitas dessas pessoas que chegam não estão realmente interessadas no seu conteúdo, apenas no prêmio.

logo, é fácil como esse sistema de sorteio se torne um ciclo vicioso do qual é bem difícil sair…

afinal, parar de fazer sorteios tira muitas dessas pessoas do roll de seguidores. em consequência, sua conta para de ser uma máquina de fazer novos seguidores tão eficiente quanto antes.

assim, o Instagram, por exemplo, vai entender que seu conteúdo está menos interessante, com menor qualidade, porque o número de seguidores passou a cair consideravelmente e não chega tanta gente nova como antes. logo, sua entrega também diminui.

por isso, ver o sorteio como uma simples forma de presentear quem te acompanha de verdade é uma construção frágil, porque, ao menos que você controle os resultados (o que seria totalmente questionável, para dizer o mínimo), como fazer com que seguidores realmente interessados ou engajados ganhem o prêmio?

pois é, não tem jeito. e pedir para curtir 3 últimos posts e comentar nas 5 últimas fotos também não é uma solução, já que não será uma “interação verdadeira”, motivada pelo conteúdo, logo, dificilmente será mantida nos seus conteúdos futuros.

além disso, a proporção é sempre complexa: se eu gasto $50,00 com um livro e seu envio, por exemplo, e no fim das contas isso me rendeu 10 novos seguidores reais (seguidor real aqui é aquele que descobriu sua conta por causa do sorteio, mas gostou do conteúdo e vai te acompanhar de verdade), quantos seguidores eu ganharia ao colocar esse mesmo valor em, por exemplo, um anúncio?

particularmente, todos os testes que fiz de promoção de anúncios me trouxeram seguidores que eram mais qualificados, porque as pessoas não começaram a seguir porque quiseram tentar a sorte, e sim porque algo no que eu entrego conversou com elas.

porém, essa é também uma matemática que cada um precisa colocar na ponta do lápis.

dentro disso ainda preciso deixar claro que esse comparativo não é o único ponto que deve te fazer pensar sobre fazer ou não sorteios, ok? okey.

um dos outros pontos é: vale a pena ganhar mais 100 👻👻👻 para a sua conta? mais 100 pessoas que provavelmente vão parar de seguir, ou não vão interagir e engajar com o seu conteúdo?

faz sentido por causa das parcerias que você tem? por causa do fluxo de seguidores e daqueles que chegam e realmente são interessados no seu trabalho? vale a pena sua dedicação, tempo e grana?

se é um caminho que faz sentido para você e para o seu trabalho, está tudo bem. o foco aqui não é dizer deixe de fazer.

o ponto principal é: se esse é um caminho que você trilha apenas porque vê muitos perfis fazendo, vale a pena pensar se os resultados que ele te proporciona agora e a longo prazo, são os que você quer para o seu espaço.

não é sorteio, mas é quase…

vejo que um dos caminhos que as pessoas têm apreciado é o chamado seguidor premiado e acho que vale falar sobre ele também.

lembro que as primeiras premiações que vi do gênero me pareceram a solução dos problemas com sorteios. era quase mágico, sabe!? até que deixou de ser 😅

é verdade que esse tipo de premiação tem lá suas vantagens, porque exige maior esforço e dedicação de quem participa. uma pessoa que não gosta de absolutamente nada do que você faz dificilmente vai se manter naquele espaço, durante um mês inteiro, interagindo por um prêmio.

porém, isso não exclui o fato de que sim, terá uma galerinha motivada exclusivamente pelo prêmio. se antes tínhamos os caçadores de sorteios, hoje também temos caçadores de seguidor premiado.

aqui é onde entra o problema: existe uma linha muito tênue entre a qualidade da minha entrega e o valor percebido pela pessoa para o prêmio que disponibilizei.

afinal, em termos genéricos, eu posso postar absolutamente qualquer abobrinha que a pessoa será obrigada a interagir (se ela quer o prêmio, é claro).

em consequência, posso acabar relacionando a qualidade do meu conteúdo ao modo como essas pessoas interagem, às oscilações provenientes dos períodos “com ou sem seguidor premiado”, quando, na verdade, a premiação estará “mascarando meu real potencial de engajamento”. o que também acontece para o caso de sorteios que exigem curtidas e outros tipos de interação.

ou seja, isso pode atrapalhar o modo como eu vejo o meu próprio conteúdo e valido o que é bom (ou não) nele. ou seja, isso pode atrapalhar a forma como eu faço minhas entregas, como eu me relaciono na rede e entendo a minha presença online.

você não achou que eu ia dizer que é só um jeito de “comprar engajamento”, né!? tudo que fazemos online está conectado, mesmo que, a princípio, não pareça:

e é por isso que o seguidor premiado pode se assemelhar, tanto quanto o sorteio, à ideia mais generalista de compra de seguidores: eu ofereço uma barganha pela interação ou invés de oferecer (“apenas”) conteúdo pela interação.

mas é claro que isso é extremamente difícil de medir e também pode variar de perfil para perfil. são questões complexas e tampouco existe matemática simples que vá solucionar.

por fim, com tudo isso, eu só queria jogar lenha na fogueira 😅 ahaha brincadeira.

como eu já disse, não estou aqui para apontar de dedos para absolutamente ninguém. já fiz sorteios aos montes na minha história e também já fiz muitos seguidores premiados, mas hoje, nas minhas redes, não coaduna mais.

a GLit de hoje é resultado desses anos fazendo ou não fazendo sorteios e seguidores premiados. hoje, não é uma estratégia que eu acredite ser eficaz ou que vá gerar os resultados que eu busco.

e nada é igual para ninguém.

se sentir que precisa desabafar, relatar ou até me contestar por inteira, sinta-se livre para responder, comentar ou qualquer coisa e coisa e tal.

rodapé

obrigada por ler até o fim e, muito provavelmente, divagar, comigo.

a gente se lê na próxima quarta, GLitter 📖💡✨

1
Share this post

Capítulo XXII: fazer sorteio é o mesmo que comprar de seguidores?

gentilezaliteraria.substack.com
1 Comment
Ketlen Aires
Writes Li&Acolhi
Feb 15

Iiiiiih já cometi muito esses erros, só não fiz seguidor premiado, levei dois anos para limpar o perfil do Leonardo e as vezes ainda tem umas quedas de seguidores fantasmas conforme o publico real vai entrando agora que ele está se tornando uma figura conhecida no sul.

Um dos motivos de eu querer criar um IG novo no instagram é que ainda tem um resquicio bem grande no meu ig, mas decidi me dedicar a cortar 100 pessoas por semana no ano de 2023. Assim consigo passar pelas quase 6k hehe. Pelo menos metade é de 2013/2014/2015 e a outra metade deve receber 1 post por ano kkkkkkkk

Expand full comment
Reply
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Retipatia
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing