Gentileza Literária

Share this post

Capítulo XXIII: caminhos mais fáceis para criar temas de conteúdo

gentilezaliteraria.substack.com

Capítulo XXIII: caminhos mais fáceis para criar temas de conteúdo

com resultados mais autênticos

Retipatia
Feb 22
Share this post

Capítulo XXIII: caminhos mais fáceis para criar temas de conteúdo

gentilezaliteraria.substack.com

miolo

de vez em quando vem aquele branco e a gente não consegue pensar em temas para criar conteúdos. e, ainda que se tenha um banco de ideias anotadas, às vezes nenhuma delas se encaixa ou parece ser o que precisamos naquele momento.

pensando nisso, reuni cinco caminhos que podem servir de base para você criar seus próprios temas de conteúdo: autênticos, a sua cara e, especialmente, que faça sentido para você.

acredito que trazer as dicas dessa maneira pode ser um caminho mais interessante para você percorrer do que apenas trazer uma lista com ideias de faça post com isso, com aquilo, indique isso ou aquilo outro, liste x coisas, etc.

é certo que dicas específicas são excelentes formas de encontrarmos respostas rápidas para nossas necessidades, mas partindo desses cinco pontos, acredito que você conseguirá criar infinitas possibilidades que podem ser mais a sua cara e do seu conteúdo.

1º RELACIONAR SEU NICHO COM UM TEMA DO MOMENTO

ok, pode parecer óbvio demais, afinal estamos inseridos no mundo e acabamos falando dele a todo instante.

aqui a ideia é pensar em acontecimentos que são de conhecimento geral, senso comum e que estão em alta ou em destaque no momento, como o BBB, adaptação do livro da CoHO, a crise humanitária yanomami, etc.

exemplo: meu nicho é literário + tema do momento = vou criar um enredo de livro da CoHo com os participantes do BBB, posso explorar relacionamentos tóxicos com os ocorridos no reality e pegar plots e o estilo narrativo pra dizer “e se o BB fosse um livro escrito pela CoHo”.

é claro que as escolhas desses temas precisam ter relação com o seu estilo, o que você cria e oferece ao seu público.

2º RELACIONAR SEU NICHO COM COISAS/TEMAS QUE VOCÊ GOSTA OU DOMINA

novamente, parece um tanto quanto óbvio, mas sempre dá para inovar e juntar coisas que, aparentemente, não tinham relação alguma. vou usar um exemplo de um conteúdo que já fiz muitas vezes no Insta e que funcionou bastante:

meu nicho é literário + coisa que eu gosto = juntar livros + Melissa. um dos posts que funcionaram muito bem era intitulado um personagem, uma Melissa. eu escolhia um par de Melissas e uma personagem que usaria aquele par e eis a mágica de juntar coisas que aparentemente não se conectam. e claro, tem toda uma narrativa na criação do post para conectar os temas que precisa ser desenvolvida, desde as imagens até o texto e elementos que você for usar.

aqui vale lembrar também das relações mais óbvias e de fácil conexão, como relacionar um livro com outro, um livro com um filme e/ou adaptação, um livro com músicas e tal e coisa e coisa e tal.

e tudo isso se aplica a temas que você domina, tem curiosidade, estuda, lê e explora na vida. como falar de sua prática de meditação e algum livro no qual o tema aparece ou o personagem pratica.

3º RELACIONAR SEU NICHO COM EXPERIÊNCIAS PESSOAIS

nada como falar da vida da gente, da nossa vivência para ajudar a criar identificação. já parou para refletir como é bom ler sobre as experiências dos outros e que, muitas vezes, quando se trata de gente como a gente, a sensação é de que não estamos a sós no barco? pois então…

exemplo: meu nicho é literário + minha experiência pessoal = vou juntar a história de uma personagem com algo parecido que aconteceu comigo.

um exemplo baseado em fatos reais: vou falar em como cenas clássicas de contos de fadas podem se tornar reais e contar sobre a história da Cinderela perdendo o sapatinho de cristal que é recuperado pelo príncipe. e vou contar sobre o dia que eu perdi meu pé de Melissa num rio de água na rua, debaixo de uma chuvarada, com um rapaz e não um príncipe recuperando meu “sapatinho” tamanho 38. adivinhe só? serviu! 😅 e eu não lembro nem o nome do indivíduo. fim da história.

o desenvolvimento e o nível de enrolação são coisas que vão depender do seu estilo e tudo o mais, mas que são o ingrediente essencial da sua criação.

e claro que sua contação não precisa ser tragicômica como a minha, nem precisa ser algo tão literal. a relação que você vai estabelecer pode ser sutil, pode ser sobre gostar de determinada comida, de um objeto, de um estilo musical. pode ser sobre uma perda, uma viagem ou muito mais. pode ser divertida, inspiradora, triste ou feliz, que trouxe aprendizado ou uma conquista e até mesmo uma falha, desventura ou derrota na vida. porque tudo isso acontece com a gente e também com quem está do outro lado.

4º JUNTE SEU NICHO COM APRENDIZAGEM

todo mundo adora aprender alguma coisa, especialmente dentro do seus interesses.

às vezes não precisamos falar, senta aqui e vem aprender isso comigo, mas quando você coloca o tema e aborda de maneira diferenciada, você ganha até quem não estava pesquisando sobre o assunto.

aqui, vale pensar em unir seu nicho + os famosos DIY (do it yourself / faça você mesmo) ou ensinamentos literários = posso fazer um DIY ensinando a limpar as capas do livro ou uma postagem com dicas de limpeza. o mesmo tema, abordado de dois modos. posso ensinar a diferença entre romance, conto e novela e exemplificar com livros que costumo indicar.

caminhos, são muitos, basta você eleger os que melhor atendem os seus desejos, o desejo do seu público e seu estilo de conteúdo.

5º JUNTE SEU NICHO COM DATAS E ÉPOCAS COMEMORATIVAS

todo dia é dia de alguma coisa, basta uma googlada e você vai descobrir que tem dia da batata, do astronauta e da criatividade e do sorriso.

teremos aquelas datas fáceis de criar conteúdos, como aniversário de algum autor, o dia do leitor ou o dia do livro. mas, por mais que possa parecer inusitado, relacionar datas aparentemente desconexas ao mundo da literatura podem render conteúdos ainda mais interessantes, criativos e cativantes.

você pode escolher o Dia Mundial dos Refugiados para trazer dicas de leitura que abordem o tema, o Dia do Físico para falar de ficções científicas que se baseiam na realidade e até de romances fofos que estão em alta.

você pode usar o Dia do Chocolate para falar de livros que tenham a palavra no nome, como A Loja de Chocolates de Paris de Jenny Colgan, ou que a personagem goste muito de chocolate, como a protagonista de Acorda pra Vida, Chloe Brown de Talia Hebert. pode até dar dica de um livro que seria ótimo ler acompanhada de um chocolate quente (oi, Clã Nicolau), tanto quanto criar uma lista de livros tão gostosos quanto chocolate.

aqui dá para entrar naquelas ideias que não são apenas de um dia, mas de uma época que é muito marcante, como o Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Namorados, Halloween, Outubro Rosa, Fevereiro Roxo e estações do ano.

é claro que esses cinco tópicos não resumem todas as possibilidades de criação de conteúdo, mas abrem portas especialmente naqueles momentos que está difícil pensar em pautas para criar.

afinal, a GLit também está aqui para lembrar que a criação pode ser mais leve e criativa.

rodapé

uma news não tão longa e divagante, mas feita com carinho após um feriado todo dedicado aos livros e ao descanso.

lembra de acompanhar a GLit lá no @gentilezaliteraria e no Telegram.

e não hesite em curtir, comentar e responder, adoro te ler também também.

a gente se lê na próxima quarta.

xoxo

Share this post

Capítulo XXIII: caminhos mais fáceis para criar temas de conteúdo

gentilezaliteraria.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Retipatia
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing